tess
Obra de Thomas Hardy, datada de 1891 traz como protagonista, Tess Durberfield, camponesa jovem e inocente, cuja, a humilde família a que pertence, descobre um parentesco com nobres da região, chamados D’urbervilles.
A estória discorre-se na região de Wessex, Inglaterra; Tess é persuadida por sua família a buscar auxílio, dos D’urbervilles, para sanar as dificuldades econômicas, enfrentadas pelos mesmos.
Após enfrentar uma pequena viagem, chega a Mansão dos D’urberville, onde vive uma velha senhora cega e seu filho; Ao apresentar-se como parente pobre da aristocrática família, seu jovem “primo” Alec D’urberville promete interceder junto à sua mãe, para que a donzela trabalhe cuidando do aviário da família, o qual é uma das paixões da idosa dama.
Tess estabelece-se na mansão D’urberville, cuidando do aviário da família e constantemente vê-se obrigada a desvencilhar-se de Alec D’urberville, que busca conquistá-la. O jovem sedutor presenteia a família de Tess, com um cavalo, e numa ocasião propícia consegue tirar sua virtude.
Com os  sonhos destroçados, Tess retorna a casa de seus pais. O abuso sofrido pela jovem tem consequências, ela engravida, mas, o bebê morre pouco tempo depois de nascer.
Tess então busca trabalho como leiteira em uma fazenda distante. Nesta fazenda, a jovem conhece Angel Claire, filho de um vigário. O contato frequente faz com que os dois apaixonem-se. Angel propõe casamento a Tess.
Apreensiva, ela busca uma forma de revelar-lhe o seu passado, contudo por um golpe do destino só consegue contar a verdade após o casamento.
O jovem não consegue lhe dar com os eventos ocorridos em seu passado e a deixa.
Após passar por diversas privações, Tess cai nas garras de seu antigo algoz, para auxiliar a família torna-se amante de Alec.
Angel arrepende-se da maneira como se portou com a esposa e a procura. Os dois tentam reatar o relacionamento mas, isto terá consequências trágicas.
Inocência, Vilania e um Amor, que é a lâmpada de esperança no Destino de uma jovem sofredora são as chaves, para essa obra- prima de Thomas Hardy.

Referência:

Imagem: http://migre.me/vHOQg

Minissérie BBC – Tess  of the D’urbervilles-2008.