senhora1

Na trama, a jovem Aurélia Camargo, filha de uma pobre costureira, apaixona-se por Fernando Seixas, conhecido como “Leão da Corte”. Seixas corteja a jovem moça, tendo, no entanto, dívidas familiares, ele a abandona para cortejar Adelaide Amaral, por seu dote de 30 contos de réis. Ao ficar órfã, Aurélia recebe a notícia de que seu avô, um senhor abastado, lhe deixou uma herança vultosa.

Rica e solteira, Aurélia decide oferecer secretamente, ao antigo noivo, um dote de 100 contos de réis. Fernando aceita sem pestanejar, devido aos problemas econômicos de sua família. Após conhecer a noiva, acalenta novamente o sonho, de se casar com a jovem que nunca deixara de amar.
O clímax do romance se dá na cena da noite de núpcias, em que Aurélia revela a Fernando que o comprou, dizendo a ele que era um homem vendido.
Durante onze meses, os dois convivem na mesma casa, mas dormindo em quartos separados. O casal brinda o público leitor com diálogos cheios de ironias e ressentimentos. Quando Fernando faz um negócio que lhe rende uma boa quantia, ele devolve à Aurélia os 100 contos de réis, restituindo, assim, a sua liberdade. Como todo bom folhetim, a história tem seu “happy end” (final feliz), com Aurélia confessando seu amor a Fernando e consumando o casamento.

Uma Dama do Presente Século

Referência:  http://twixar.me/jJN