salto alto

 

Uma grande parcela do público feminino tem os sapatos de salto alto, como um item imprescindível na composição de um bom vestuário.
Há indícios históricos que, o Antigo Egito é considerado, o primeiro local a criar calçados similares aos de salto alto. Os mesmos eram utilizados por membros da nobreza e pelos sacerdotes, em rituais religiosos.
Contudo, a criação dos sapatos de salto alto, também é atribuída aos persas sendo um artigo utilizado pelos cavaleiros, com a intenção de que eles tivessem uma posição adequada durante as montadas.
Apesar, de o salto alto conceder as mulheres uma postura esguia e elegante, ele pode trazer malefícios a regiões do corpo como: tornozelos, joelhos e coluna acarretando problemas de saúde.
Porque ao usarmos salto alto estamos propensos a jogar os ombros, para trás e a cabeça para frente; ocasionando a má distribuição do peso do corpo no pé, acrescendo a lordose lombar, modificando a posição da coluna.
Entretanto é possível fazer uso de salto alto de forma comedida, sendo aconselhado:
1. Utilizar um salto que possua até 5 cm de altura, pois assim, o peso do corpo é distribuído por todo o pé.
2. Usar um calçado confortável, que cubra totalmente os pés, não pressionando nenhuma região dos mesmos.
3. Utilizar sapatos com saltos grossos, para garantir que o peso do corpo seja mais bem distribuído, o que levaria a menos riscos de entorses.
4. Usar salto alto com sola emborrachada; caso não adquira o sapato com a sola produzida assim, um sapateiro pode colocar esse tipo de sola para você.
5. Fazer uso de palmilhas dentro do calçado podem deixá-lo mais confortável.
6. O uso de salto anabella pode nivelar a altura do salto.
7. Recomenda-se utilizar sapatos de salto alto, somente três vezes por semana; para dar um período de repouso aos pés.
8. Não utilizar constantemente sapatos de bico fino, eleja aqueles que apoiam diretamente o peito do pé sem ocasionar pressão aos dedos.