Razão e Sens.1

Razão e sensibilidade é o primeiro livro de Jane Austen a ser publicado, no ano de 1811, sendo escrito sob o pseudônimo de “ A Lady”.
A história inicia-se com o falecimento do patriarca da família Dashwood. Além do filho mais velho, John Dashwood, o idoso cavalheiro tem três filhas e sua segunda esposa. Pela lei inglesa, a propriedade da família, Norland Park passa diretamente para seu filho varão. Sendo que, Mrs Dashwood e suas filhas Elinor, Marianne e Margareth contam apenas com uma pequena pensão.
Antes de sua morte, Mr. Dashwood fez com que seu filho prometesse cuidar do sustento de sua madrasta e meias irmãs. Contudo, Fanny, a esposa de John persuade o marido a não sustentar mais as cunhadas.
O casal imediatamente muda-se para Norland Park, tornando-se os senhores da casa. Mrs. Dashwood e suas filhas sentem-se indesejadas no antigo lar; E procuram uma nova moradia, dentro de seus parcos recursos.
O irmão de Fanny, Edward Ferrars, um jovem bonito, amável e reservado vem a Norland Park para uma visita; Ao conhecer Elinor, os jovens tornam-se amigos e surge uma atração entre ambos; O que leva Mrs. Dashwood ter esperanças de que eles contraiam matrimônio.
Fanny, por sua vez mina as esperanças de Mrs. Dashwood, ao revelar que sua mãe quer que o filho se case com uma mulher de alta classe. Indignada com tal ofensa, a viúva e as filhas decidem se mudar o mais rápido possível.
Mesmo Edward demonstrando seu interesse por Elinor, seu comportamento reservado dificulta a clareza das intenções do rapaz.
A jovem Elinor desestimula as esperanças de sua família, de um matrimônio entre ela e Edward. Apesar de nutrir em segredo, um grande amor pelo rapaz.
A família recebe uma carta do abastado Sir. John Middleton( primo distante de Mrs Dashwood) que oferece a dama e as suas filhas, uma pequena casa em sua propriedade de Devonshire, Barton Park. O oferecimento é aceito pela família, que arruma a pequena residência com esmero, tornando-a um verdadeiro lar.
Sir John, carismático e bondoso oferece jantares e inclui as Dashwood em seu ciclo social.
O cavalheiro tem por esposa, a reservada e contida Mrs. Middleton; Mrs. Jennings, sua sogra é uma rica viúva de comportamento vulgar, muito bem humorada e brincalhona que decide encontrar maridos para as senhoritas Dashwood.
Ao frequentarem o ciclo social da família Middleton, as jovens Dashwoods conhecem Coronel Branton, amigo de longa data de Sir John; Reservado, Brandon começa a nutrir profunda admiração por Marianne, evento que não passa desapercebido aos olhos de Mrs. Jennings.
Contudo, a ideia não agrada Marianne, por considerar que aos 35 anos, Brandon é um velho incapaz de se apaixonar e inspirar este sentimento em alguém.
Durante uma de suas caminhadas, Marianne tenta fugir de uma tempestade cai de um barranco e torce o tornozelo. Surpreendentemente, a jovem é resgatada por um belo jovem por nome John Willoughby que ao ver o acidente carrega Marianne até sua casa. Os modos, o cavalheirismo e o conhecimento de Willoughby em artes e poesia levam Marianne a adquirir uma profunda admiração pelo rapaz. O jovem começa a visitar Marianne diariamente, levando flores e pequenos mimos, o que leva Mrs. Dashwood e Elinor considerarem que os dois estão comprometidos em segredo.
Elinor previne a irmã sobre a maneira fugaz, que a jovem demonstra os sentimentos por Mr. Willoughby entretanto, Marianne recusa-se a esconder suas emoções. Em um piquenique entre as Dashwood e os membros de Barton Park, Marianne e Willoughby separam-se de grupo e vão a residência da tia do rapaz. Elinor se espanta por sua irmã ter ido sozinha com Willoughby, a casa de uma dama que não lhe fora apresentada.
Após uma visita de Willoughby, Mrs. Dashwood e Elinor encontram Marianne em profundo desespero, ela lhes conta que Willoughby foi incumbido por sua tia a tratar de negócios em Londres e que não retornará a Barton Park.
Em contrapartida, Edward Ferrars faz uma breve visita às Dashwood em Barton, porém demonstra-se distante e infeliz; Elinor passa a duvidar que ele tenha sentimentos por ela.
Inesperadamente, Lucy e Anne Steele, primas de Lady Middleton passam uma temporada em Barton Park. Lucy confidencia a Elinor, que há muito tempo é comprometida secretamente com Edward Ferrars.
Elinor pondera que Edward não ama realmente Miss Steele, mas, tem de cumprir o compromisso já assumido com a mesma.
Durante o inverno, Elinor e Marianne são convidadas a conhecer a casa de Mrs .Jennings, em Londres. Ao chegarem, Marianne descobre que Willoughby está na cidade. Ela escreve inúmeras cartas ao cavalheiro, que posteriormente lhe envia uma carta, devolvendo a mecha de seu cabelo e comunicando-lhe que irá se casar com Miss Grey, uma jovem rica com uma fortuna avaliada em £ 50.000.
Marianne sucumbe diante da notícia e revela a Elinor, que não tinha um compromisso firmado com Willoughby, mas o amava e acreditava ser correspondida.
Após saber da verdade sobre Willoughby, Coronel Brandon relata a Elinor sobre o mal caráter do mesmo, pois o rapaz havia seduzido sua protegida de 15 anos, Eliza Williams, e abandonara a jovem grávida.
Estando Fanny Dashwood em Londres, a mesma convence o marido a não convidar suas irmãs, para ficar em sua residência, em vez disso convida as irmãs Stelle.
Tudo é amor, elogios e gentileza até Miss Ferrars, mãe de Fanny descobrir o envolvimento de Lucy com Edward. As jovens são expulsas da casa de Fanny Dashwood.
Mrs. Ferrars é categórica ao exigir que Edward rompa o compromisso com Lucy Stelle. Ele se nega a fazê-lo, por considerá-lo desonroso; O jovem é deserdado por sua mãe, em favor de seu irmão Robert.
Ao saber que Edward tem planos de tornar-se pároco, Coronel Brandon consulta Elinor se deve auxiliá-lo pois, acredita que o jovem não terá meios de sustentar a esposa ao ser deserdado.
Durante o retorno das irmãs Dashwood a Barton, Marianne cai doente ,devido ao abandono de Willoughby. Ao ter conhecimento do ocorrido, Willoughby visita Elinor; e diz que apesar de amar Marianne decidiu se casar com Miss Grey ,após ser deserdado por sua tia.
Elinor comunica Marianne, sobre a visita de Willoughby e ela diz a irmã que não seria feliz em tal casamento. A jovem percebe que sua doença foi fruto de sua exacerbada sensibilidade e diz que no futuro procurará agir com bom senso como Elinor.
A família Dashwood acredita que Lucy já está casada com Edward. Entretanto, o jovem aparece em Barton Park e diz que Lucy casou-se com seu irmão, libertando-o de tal compromisso. Edward declara-se a Elinor e pede a donzela em casamento.
Elinor aceita com alegria. Edward reconcilia-se com sua mãe e irmã . Os jovens se casam e mudam-se para Delaford, propriedade do Coronel Brandon.
Passam-se dois anos, Mrs. Dashwood, Marianne e Margareth estão frequentemente em Delaford. A convivência, o carinho e respeito de Marianne pelo Coronel Brandon transformam-se em amor. Marianne casa-se com o Coronel. E pela proximidade de suas casas, as irmãs se veem regularmente e compartilham sua alegria.

Imagem : Referência: Sense and Sensibility  – Série BBC 2008.