Prova de fogo

 

À Prova de fogo é um filme que retrata a história de Caleb Holt, um capitão do corpo de bombeiros que apesar de ser um profissional exemplar, enfrenta problemas em seu casamento. Por vezes, mostra-se frio e distante e após uma das inúmeras discussões com sua esposa Catherine, ela pede o divórcio.

Aturdido, Caleb aconselha-se com seu pai, que lhe propõe um desafio de 40 dias (através do livro diário O Desafio de Amar) ,para resgatar seu casamento.

Caleb faz um propósito e empenha-se para recuperar o relacionamento com a esposa, contando sempre com seu pai ,como conselheiro e amigo.

O desafio ajuda Caleb aproximar-se de Deus, reconhecer seus erros e fraquezas, transformando-o em um homem abnegado, amoroso e compreensivo.

Caleb faz pequenas gentilezas a Catherine, como lhe dar flores, fazer um café, um jantar romântico; procura ser delicado e paciente, contudo, a mágoa de sua esposa é grande, ela prossegue com o divórcio e diz que não adiantam os seus esforços para agradá-la.

O pai de Caleb aconselha-o, que para saber o que é o amor de verdade, primeiro devemos amar a Deus, sendo que ele deve ser paciente e manter-se em oração.

Passam-se 40 dias do desafio, e no 43° Catherine adoece e Caleb cuida da esposa, com carinho e dedicação.  Caleb conta a Catherine sobre seu novo relacionamento com Deus, ajoelha-se e pede perdão à esposa por todo sofrimento causado. Ao ver o discernimento e humildade de Caleb, Catherine fica desconcertada.

Ao passar alguns dias, Catherine descobre que Caleb abriu mão de seu  grande sonho que era ter um barco, para comprar os equipamentos hospitalares, que a mãe doente dela precisava. Mostrando sua abnegação, mantém esse ato em segredo.

Após inúmeros desafios a reconciliação se dá diante do Corpo de Bombeiros, com Catherine dizendo a Caleb que deseja que essa transformação, também aconteça em sua vida.

Caleb diz uma frase à esposa que resume,todo o processo vivido por eles: “Aprendi a não abandonar um parceiro, principalmente em um incêndio”. A reconciliação é selada por um beijo do casal.

Amor, Reconquista, Fé, Companheirismo e Abnegação transformam esse filme em uma bela lição, de como enfrentar os problemas presentes em um matrimônio.

Referência: Cartaz do Filme À Prova de Fogo- Ano:2008.