eros e psique 1
Caros Leitores,
Hoje, nós vamos continuar com a nossa série, falando deste casal milenar: Eros e Psique…
Sou Evangélica como todos sabem, mas gosto das Lendas Gregas… E, vocês devem estar se perguntando o  por quê? Oras meus gentis leitores, pelos romances cheios de aventura entre os Deuses (que parecem humanos, com vários poderes) e as belas mortais.
Eros e Psique tinham tudo para se odiar… Então, vamos à lenda: Psique era uma princesa grega, a mais bela mortal de seu tempo; assim, despertou  inveja em Afrodite (a Deusa da Beleza e do amor-# Afroditeeradivamastinhainvejadasbonitas); Assim a bela Afrodite, incumbiu seu filho Eros (Loiro, Alto e Garboso) para ferir com suas Flechas do Amor, a humana e permitir que ela se apaixonasse por uma fera horripilante do campo.
Porém o amor prega peças, e ao tentar ferir a mortal, Eros é que se apaixonou por Psique… Adivinhem, ele mandou que Oráculo de Delfos profetizasse o casamento da jovem com um mostro; sua família assustada deixa a donzela no cume de uma montanha, para ser devorada pelo marido-monstro. Mas o cândido e perspicaz Eros, a faz adormecer e a leva para seu esplêndido palácio (uma Mansão Enorme, cheia de Preciosidades, criados que não aparecem, vestidos belíssimos…). À noite, a jovem totalmente amedrontada, espera por seu esposo no leito nupcial… O marido de Psique chega ao leito e pede que ela só obedeça duas condições: O espere no mesmo quarto, todas as noites, na escuridão, sem velas, nem lamparinas… Ela pensa, agora serei morta pelo meu marido, mas quão grande surpresa a toma, quando em vez de matá-la, ele profere as mais belas palavras de amor a ela, a acaricia e ambos tornam-se marido e mulher.  Contudo, tomada por curiosidade, uma noite Psique espera o marido adormecer para ver como realmente ele é; A jovem usa uma lamparina e depara-se com um homem belíssimo, mas por um descuido acaba queimando o marido, que aturdido diz que a esposa quebrou sua promessa e que  não há amor sem confiança. Eros desaparece e Psique fará de tudo para recuperar seu perdão.
Amor, Paixão, Confiança, Vassalagem e muitos Segredos e Provações tornam esse romance o mais belo, de toda cultura Grega.
Uma Dama do Presente Século

Referência:

Imagem: http://migre.me/v963g