silêncio

O silêncio do mar é um filme produzido no ano de 2004, baseado na obra de Vercors, pseudônimo para Jean Bruller.
A história decorre no ano de 1941, os alemães ocupam o território Francês, dispondo do apoio do presidente Marechal Pétain, considerado um traidor; em contrapartida, a Resistência Francesa luta pela libertação de seu povo, pois não aceitavam a submissão do Estado Francês ao regime Nazista.
Em meio, a estes confrontos vive a jovem Jeanne com o seu avô. Voraz, orgulhosa e decidida, leciona aulas de piano. O cotidiano de ambos é perturbado, pela chegada de oficiais alemães, que elegeram sua casa para hospedar o Capitão Werner Von Ebrennac.
Jeanne e seu avô hospedam a contragosto o Capitão, porém decidem nunca dirigir-lhe a palavra.
O Capitão Ebrennac, por sua vez é cortês e amável com ambos, e todas as noites com o pretexto de se aquecer junto à lareira, compartilha da companhia de Jeanne e seu avô.
Procura dialogar enaltecendo a beleza e a esplêndida cultura francesa. E pouco a pouco vemos nascer um misto de amor e ódio entre ambos.
Duas cenas de grande importância no filme são: o momento em que de maneira furtiva, Jeanne entra no quarto de Werner e nos deparamos com sua paixão reprimida ao deitar na cama do Capitão, cheirar os lençóis e mexer nos objetos do quarto.
A noite de natal também torna-se um ponto importante na trama, o casal fica sozinho e Jeanne acaba tocando uma peça ao piano de forma apaixonante e comovente, como se através da melodia, expressa-se o seu amor proibido; Por um instante, Werner quase toca seu ombro, contudo se detém.
Observamos a cada cena, um amor expresso somente pelo olhar, ardente e proibido, uma história de Paixão, Conflitos, Sofrimento e Guerra.
Recomendo esse Filme Excepcional.
Ficha Técnica:
Título original: Le silence de la mer (2004)
Baseado no livro de Jean Bruller, sob pseudônimo de Vercors “Le silence de la mer”
Diretor: Pierre Boutron
Roteiro: Anne Giafferi
Elenco: Julie Delarme (Jeanne Larosière), Michel Galabru (André Larosière), Thomas Jouannet (Capitão Werner Von Ebrennac), Marie Bunel (Marie), Timothée Ferrand (Pierre), Jean-Baptiste Puech (Pascal),…
Produtor: Alain Bordiec, Paul Fonteyn, Anne Leduc, Catherine Ruault
Música: Angélique Nachon, Jean-Claude Nachon
Fotografia: Alain Levent
País: França | Bélgica
Ano: 2004
Gênero: Drama | Guerra
Duração: 93 min
Estúdio: Expand Drama, France 2 (FR2), La Chaine Festival

Imagem do DVD- Le silence de le mer 2004