homem-aranha

 

O personagem homem- aranha foi criado pelo editor/ escritor Stan Lee e pelo desenhista Steve Ditko, no ano de 1962, para revista Amazing Fantasy n° 15. No ano seguinte, a personagem teve sua própria revista publicada, The Amazing Spider -Man.
Peter Parker é um rapaz tímido, órfão de pai e mãe vive com seus tios (Ben e May Parker), em Forest Hills, no bairro nova-iorquino do Queens.
Durante um passeio escolar a um laboratório, o jovem é picado por uma aranha que foi exposta à radiação, absorvendo os poderes da aranha como: força sobre-humana, reflexos sobre-humanos, aderência a paredes, geração de teias e sentido aprimorado. Ao inteirar-se de seus super- poderes, Peter resolve lucrar com os mesmos, para auxiliar no orçamento de sua família.
O jovem começa a competir em campeonatos de luta livre; em um desses episódios, depara-se com um ladrão em fuga, não fazendo nada para impedir que o meliante fugisse, mais tarde vem, a saber, que o mesmo ladrão é o assassino de seu Tio Ben, assim decide dedicar sua vida à luta contra os criminosos, pois “Com grandes poderes, vêm grandes responsabilidades”.
Entre sua longa lista de arqui-inimigos estão: Duende Verde, Kraven, o Caçador, Doutor Octopus, Mistério entre outros.
Peter Parker divide-se entre a rotina de combate ao crime, os estudos e seu trabalho de fotógrafo do jornal Clarim Diário, tirando fotos de si mesmo como Homem-Aranha.
O periódico Clarim Diário é propriedade de J. J. Jameson, o qual detesta o homem- aranha, considerando-o uma ameaça à sociedade; o que não impede que o herói, esteja sempre nas primeiras páginas de seu jornal.
Apesar de tímido, Peter Parker teve diversos relacionamentos amorosos, entre as jovens que se apaixonaram pelo herói estão:
Mary Jane Watson- a bonita ruiva, vizinha de Peter Parker que tem um relacionamento cheio de idas e vindas, com o aracnídeo.
Felícia Hardy- A ladra de joias, após muitas aventuras enfrentando o Homem-Aranha, apaixona-se por ele e os dois passam a combater o crime juntos. O relacionamento é curto, porém, intenso.
Gwen Stacy- É tida como o primeiro e verdadeiro amor de Peter Parker, colegas de faculdade os dois começaram a namorar, criando um laço de amor forte e duradouro interrompido bruscamente, quando a jovem é jogada de uma ponte pelo Duende Verde; Quebra o pescoço quando da tentativa do Homem-Aranha segurá-la com a sua teia.