Batman

Um dos heróis mais conhecidos do século XX foi criado pelo escritor Bill Finger e pelo desenhista e quadrinista Bob Kane; tendo sua primeira aparição, na revista Detective Comics 27, no ano de 1939.
Bruce Wayne, o alter ego de Batman, tem um passado trágico. Aos 8 anos de idade, após sair de um cinema com seus pais, um ladrão atira a sangue frio em Martha e Thomas Wayne, diante dos olhos de seu filho, que vê os pais serem brutalmente assassinados, sem nada poder fazer.
O menino é criado por seu tio, Philip Wayne e pelo mordomo da família, Alfred Pennyworth.
Contudo, jura diante do túmulo de seus pais dedicar sua vida ao combate aos criminosos. Frequenta diversas universidades, estudando várias áreas do conhecimento, que o aprimorariam na luta contra os criminosos como química, criminologia, artes marciais e ginástica, assim como, habilidades teatrais de disfarces, fugas e ventriloquia.
Ao pensar em um disfarce para sua luta contra os meliantes ponderou que o mesmo, deveria causar temor, horror e espanto aos bandidos. Enquanto analisava essa questão, um morcego entrou pela janela, inspirando-o a se transformar no Batman.
Bruce Wayne e Batman são como água e vinho. Bruce comporta-se como um legítimo playboy, irresponsável e superficial ,que vive da fortuna herdada de seus pais, bem como, dos lucros das Empresas Wayne, grande conglomerado empresarial do ramo de tecnologia de ponta.
Todavia, o jovem é conhecido por suas ações de caridade, feitas pela Fundação Wayne, que auxilia vítimas de crimes e previne que pessoas tornem-se criminosas.
Bruce cria essa personalidade, procurando evitar que sua identidade secreta seja descoberta.
Em contrapartida Batman é frio, seguro e implacável; Como os morcegos, atua somente a noite, causando medo e terror aos criminosos; tanto pelo seu traje, porte e entonação de voz, que o tornam uma autêntica figura das sombras.
Por ser um ser-humano normal, não possui habilidades sobre-humanas; No entanto é um atleta incomparável, exímio em todas as formas de combate físico, sendo também, mestre em fugas e disfarces. Seu traje, apresenta um cinto de utilidades, que contém diversos dispositivos, tais como lasers, cápsulas de gás, cordas e batrangs. Batman ainda possui veículos dotados de equipamentos de última geração, como o batmóvel, batplano, batlancha e o batwing.
Sua máscara assim como seu traje são à prova de balas, feitos de um material bem resistente chamado Kevlar; sua roupa e sua capa são feitas de Nomex, material resistente ao fogo.
Sendo uma pessoa normal e não detendo superpoderes está suscetível a ferir-se em combate, mas conta com o auxílio de seu mordomo, Alfred formado em medicina de Guerra.
Entre seus arqui-inimigos estão: Coringa, Pinguim, Charada, Mulher- Gato, Hera Venenosa, Duas- Caras, entre outros.
Entre seus aliados estão: Alfred Pennyworth, mordomo da família Wayne auxilia Bruce a solucionar vários crimes, além de socorre-lo quando se fere em combate, por ser formado em medicina de guerra. Robin, parceiro de combate aos criminosos, sendo que Dick Grayson, filho adotivo de Bruce foi o primeiro de uma série de Robins.
Comissário Gordon, chefe de Polícia de Gotham City, o qual aciona sempre o Bat- sinal quando o auxilio de Batman é imprescindível. E Barbara Gordon: Filha do Comissário Gordon, bibliotecária foi a primeira Bat Girl, hoje está paraplégica, por um ato insano de Coringa mas, atua como hacker de computadores, auxiliando os heróis a manter a paz na lúgubre Gotham City.

Imagens:  DC Comics.